sexta-feira, 18 de setembro de 2020

aquele com a maratona de escrita mundial

 



Ahoy, pessoal! 

Adivinhem quem está de volta na maior cara de pau?? Isso aí, eu mesma. Mas qual a novidade? Enfim, vamos às atualizações rápidas: eu me mudei pela primeira vez em 18 anos, faz uma semana, e eu achei que ia demorar a me adaptar à casa nova mas na verdade estou adorando e nem erro meu endereço na hora de descer da van (risos). Aliás, desde o primeiro dia na casa nova eu me consagrei como a mais nova vizinha pelada dessa rua. É, isso aí. 

Na minha casa antiga, a minha janela dava de cara pro muro, e na casa nova dá de cara pra rua, e a minha alma de garota que morou a vida toda na mesma casa não está acostumada com isso. Maaas acontece, né. 


Eu vou pular comentários sobre o covid porque sinceramente esse tema está na sacolinha de Pandora "cuidado: perigo" e se formos comentar sobre isso, também teremos que comentar sobre outros aspectos da minha vida que também estão ruins e sobre quais eu começaria a chorar se pensasse muito sobre. ENFIM, clica aí e vamos começar a jornada do herói! (piadinha, mas clica aí)



Eu tinha desanimado de novo com o blog e basicamente todo o resto, por causa daquele evento do ano que não deve ser nomeado, mas, talvez até por conta de eu ter me mudado, esses dias comecei a sentir muita animação pra voltar a escrever, no geral. Não escrevo há meses, a não ser coisas pro trabalho do meu curso. Mas eu sentia falta de tagarelar sobre minhas paixões em algum lugar, sabe? Conversar com as pessoas sobre filmes ou polêmicas ou nomeações injustas de premiações, tudo. Também senti vontade de participar novamente do Nanowrimo, em Julho eu tentei, mas fracassei maravilhosamente. Eu achei que participar me daria aquele gás pra escrever, mas eu estava psicologicamente instável demais pra me concentrar ou ter força de vontade. Foram meses bem tensos. Mas eu quero muito tentar de novo. E como o nano começa em Novembro, começar a organizar tudo com um mês e meio de antecedência parece uma ótima ideia. 


No caso de você não fazer ideia do que eu estou falando, Nanowrimo significa National Novel Writing Month, parece nome de experimento científico, mas significa que é um mês em que escritores do país todo se unem pra escrever seus projetos. Pelo menos, essa era a proposta dos criadores. Mas o nano ficou tão reconhecido que agora é um evento mundial. Ou seja, é como uma mistura de maratona São Cristóvão pra escritores e grupo de apoio pra sofrermos juntos pela nossa procrastinação/falta de tempo/bloqueio criativo/personagens fracos, e tudo mais. 


Mas sério, o Nano é uma proposta ótima, pra criar uma rede de apoio e comunicação entre escritores, mesmo. Escrever é uma atividade meio solitária, então toda oportunidade de se unir com outra pessoa pra um incentivar o outro e compartilhar com o outro os problemas que passam pra escrever é incrível. Mesmo. Parece realmente frase de grupo de apoio, mas é bom saber que você não está sozinho, sabe? Principalmente porque eu sofro de uma coisa chamada procrastinação. E isso não me afeta só com tarefas chatas, mas com coisas que eu gosto muito de fazer. Às vezes, por mais que eu queira, não consigo ter força de vontade suficiente pra ir fazer o que eu quero. E isso é muito triste porque você se sente um preguiçoso absurdo e vira uma bola de neve. 

Mas voltando, a meta oficial é alcançar 50.000 palavras, mas você pode personalizar a sua própria meta de acordo com o tamanho que você espera que a sua história tenha e tudo mais. A plataforma funciona como uma rede social e você tem uma área com recursos pra escritor, fóruns, também tem as cabines, que são tipo grupos que você entra pra interagir e desabafar/pegar conselhos. Tem cabines de todos os tipos, por gênero literário, idade, e tem até uma cabine que eu participei no último que é literalmente pra procrastinadores. Ai ai, me senti em casa sabe? 


Então, numa tentativa de fazer dar certo dessa vez, além de eu planejar tudo com antecedência bonitinho, também vou fazer uma espécie de documentação dos meus progressos por aqui. Provavelmente vai ser algo semanal ou quinzenal, e serão posts em que eu vou contar sobre o que eu consegui fazer naquela semana, o que eu não consegui e meus desabafos sobre o processo, no geral. Eu não sei se alguém que ler isso gosta de escrever, mas caso goste, eu espero que esses surtos e confissões por escrito te façam se sentir melhor e talvez até inspirado a trabalhar nas suas próprias histórias. Ou, caso não, espero que seja divertido de ler. 


Ah, aliás: se você gosta de escrever e é do clube dos procrastinadores, como eu, talvez você se sinta motivado a tentar o Nano também (?). Eu espero que sim. 


Vai ser uma aventura pra mim porque eu escrevo há mais ou menos sete anos e nunca terminei uma história. Pois é... Chocante, eu sei. Eu sempre paro por falta de inspiração, ou por perceber muitos buracos de plot e escrita meio meh, e no fim acabo desistindo. O projeto que vou tentar escrever em Novembro, por exemplo, comecei em 2015. De lá pra cá a história mudou e aumentou bastante, tanto em questão de backstory, como número de personagens e construção de mundo. Mas ainda assim, é uma história de fantasia que não saiu do primeiro capítulo há cinco anos. 

E eu quero mudar isso. Porque durante esses meses, eu realmente achei que era o fim da linha e eu tinha mesmo parado de escrever. Mas sempre pensava nessa história, volta e meia. E sentia vontade de voltar, porque eu sentia como se ela merecesse ser contada. E é isso que eu vou tentar fazer. 

Como um incentivo ainda maior do universo, (ou simplesmente coincidência, mas uma coincidência feliz e muito oportuna) eu assisti um vídeo de um canal de livros chamado readwithcindy, e nele ela dizia o seguinte "se você sente vontade de fazer uma coisa, e fica pensando nela quando sua cabeça começa a divagar e você não está pensando no trabalho ou em tarefas pra fazer, se quando sua mente está vazia, é isso que vem à sua cabeça, você deveria fazer essa coisa." Então, cá estou eu, escoteira de primeira viagem apresentando meus serviços pra escrever, surtar e rir durante a maratona de escrita. 


Por último, estou animada pra falar sobre os livros que li recentemente. Então é bem possível que eu poste sobre eles em breve. Espero voltar logo, torçam por mim. Bebam bastante água, amarrem os cadarços e fiquem bem. 


Câmbio, desligo. 

3 comentários:

  1. AI MEU DEUS COMO EU FIQUEI ANIMADA COM ESSE NANO. Eu tenho muita dificuldade atualmente de escrever meus livros, porque a ansiedade é foda. Mas ter um projeto assim é tão interessante porque foca muito na troca entre as pessoas e no fluxo mundial de ideias. Obrigada mesmo pela recomendação. Fora isso, você pretende publicar seus escritos em algum lugar? Aqui ou em algum site?
    Ah, por fim deixo aqui o livro que eu to escrevendo, porque você perguntou se eu escrevo romances né? https://www.wattpad.com/701213214-borealis-cap%C3%ADtulo-1-entardecer Espero mesmo que você goste! Me dá um feedback depois!
    (Aliás to seguindo seu blog agora, preciso dizer que amei?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAI, fico felizz!! Simm, ele é MUITO LEGAL! Principalmente porque mesmo que você termine o mês sem concluir a história ou a meta inicial, você progrediu. Então não foi um "tempo perdido" porque você percebe que PODE, sabe? Acho que a gente fica tão sobrecarregado com o planejamento e desenvolvimento que esquece disso. Parece uma coisa impossível. Mas ao fim do mês, quando você percebe que avançou, isso é incentivo pra continuar. Yeey! Eu estava certa sobre você escrever romances. Aliás, fico feliz, seria um desperdício se você não escrevesse. Mal posso esperar pra começar!! Amanhã é minha folga, então já vou começar a história <3

      Eu pretendo postar esse projeto do Nano no wattpad, devo começar a postar em Dezembro, se tudo der certo.

      Por fim, espero que consiga terminar sua história! Virginia Woolf e George Martin que nos ajudem haha. Aliás, que bom que gostou daqui <3

      Excluir
  2. "nova vizinha pelada" hahahaha menina do céu!
    ai como é ruim conhecer algo tão legal, ficar animada pra participar, mas saber que não é o momento... sinceramente, eu preferia mil vezes o Nano do que meu tcc, mas fazer o que, né? vai ter de novo ano que vem?
    eu crio histórias na minha cabeça o tempo inteiro e desde sempre, e até tenho uma que é meu xodó, mas nunca coloquei nada no papel ou desenvolvi, muito por causa da procrastinação também, mas adoraria fazer isso.
    espero que o nano te inspire e te ajude a terminar sua história. pode ter certeza que planejar com antecedência vai te ajudar muito. vai ser divertido acompanhar por aqui o seu processo, compartilhe conosco, sim!
    amei seu blog, summer! um beijo!

    ResponderExcluir